AMAR

Amar ganha um novo significado quando vivido a partir de Deus, e da espiritualidade do IRSCM

Uma das caraterísticas mais notáveis da espiritualidade de Jean Gailhac, na perspetiva da Ir. Mary Millingan, RSCM, é a sua unidade de visão e consequente autenticidade de vida: o espírito de fé e zelo, próprio do seguimento de Jesus Cristo, deve manifestar-se no amor incondicional aos outros. O amor aos outros traduz-se em respostas às suas necessidades, é amor concreto e eficaz. O zelo é a chama, a expressão do amor e o amor é a epifania da fé.

O seguimento de Jesus Cristo e a identificação com Ele é um processo alimentado em comunidade e conduz ao dom total de si mesmo aos outros, vivido como Amor maior.

O Amor de Deusmúsica do Evangelho que ressoa no nosso próprio ser – impele a ter horizontes largos e a ver, estender a mão e levantar quem está ao lado e bem próximo. Impele a ter palavras de esperança e compaixão, a respeitar e interagir com a diversidade, a reconciliar e construir pontes, a desafiar sistemas injustos, a promover fraternidade e comunhão à sua volta. O Amor é dinamismo e atitude existencial – encarna em respostas de serviço e mais vida às pessoas e realidades concretas.

Chamadas a proclamar o Amor Fiel de Deus, conscientes de que o testemunho credível da Igreja será vede como se amam, as RSCM compreendem o seu chamamento a Ser Comunidade como Sinal Profético do Reino, dom valioso a oferecer ao nosso mundo desfigurado por relacionamentos destruídos, por formas de racismo, exploração, domínio, exclusão e intolerância.

Acolhendo e celebrando o Amor de Cristo a toda a Humanidade, partilhando a Sua Missão, as RSCM são fortalecidas pela oração, apoiadas pela comunidade e chamadas a testemunhar uma qualidade nova de amar e servir, em disponibilidade e sem posse, que manifesta a ternura de Deus e o Seu Amor Fiel.

Evocamos o nosso chamamento a Ser Comunidade, a celebrar o Amor de Deus e a tornar o Seu Amor conhecido por outros, para que todos tenham Vida.

AMAR ganha um novo significado quando vivido a partir de Deus, e da espiritualidade do IRSCM

“Que a graça de Deus as acompanhe e que cada dia desça mais abundante sobre todas. Que a paz, a caridade, a união, reinem entre todas e que sejam uma só alma e um só coração. Assim seja.”