Ecos

Caríssima Irmã Teresa

Acolhi com agrado a notícia da celebração dos 150 anos de fundação e presença do Vosso Instituto em Portugal. É uma vida com muita história das pessoas consagradas e das obras que foram protagonizando na concretização do vosso carisma.

Como sabe, é grande a minha simpatia pelas Religiosas do Coração de Maria. O facto de ter uma tia e duas primas religiosas uniu-me ao vosso trabalho desde a minha juventude. Depois, o ter começado o meu serviço sacerdotal em S. Victor levou-me a alguma presença pastoral juntos dos jovens do Colégio, particularmente nas confissões. Tudo me ligou, como consequência, a várias irmãs e às suas comunidades gostando do que “para que todos tenham vida.” Aqui me inspirei em muitos momentos. Servi como mote a entusiasmar e a provocar radicalidade nas minhas opções sacerdotais.

Desejo que estas celebrações tragam uma renovação na compreensão do vosso carisma, dando-lhe uma atualidade rejuvenescida para bem da Igreja. Que as vocações também surjam como certeza de uma continuidade do vosso carisma no cenário da Igreja, para servir o mundo com renovada generosidade.

Fico ao vosso inteiro dispor.


D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga

A notícia da celebração dos 150 anos da presença das RSCM em Portugal deixou-nos vibrantes de emoção e alegria.

Sempre muito unida às Irmãs portuguesas, hoje com as Irmãs de minha comunidade e, de modo particular com a Ir. Maria de Lourdes Machado, entramos em comunhão com cada Irmã desta rica e querida parcela de nosso Instituto.

Agradecemos a Deus pela significativa missão realizada, durante todos esses anos, por valorosas e dedicadas Irmãs, não só em terras lusitanas, mas como missionárias em outros rincões e muito especialmente no nosso Brasil.

Confiamos ao Senhor da Vida a realização dos eventos tão dinâmicos e criativos programados para celebrar este JUBILEU, no desejo e esperança de que este ano festivo e orante – de aprofundamento histórico e cultural – marque, realmente, um tempo novo de graças para a vida das Irmãs e de dons para a missão do nosso Instituto em Portugal.

Calorosas saudações às queridas Irmãs portuguesas e parabéns à Equipe de Liderança da Área de Portugal.

Irmãs da Comunidade Coração de Maria / Belo Horizonte

Angela, rscm – Belo Horizonte, Brasil

Agradeço a informação sobre a celebração do jubileu dos 150 anos de fundação e presença em Portugal do Instituto da Religiosas do Sagrado Coração de Maria, bem como a vossa missão na Diocese de Leiria-Fátima. Congratulo-me com tão significativa celebração ao longo de um ano e uno-me espiritualmente a vós em oração ao Sagrado Coração de Maria para que vos cumule com as suas bênçãos.

Com fraterna estima,


António cardeal Marto, Bispo de Leiria – Fátima

Tive ocasião de ver o vídeo e de ouvir as palavras de abertura e inauguração do ano jubilar do IRSCM, no seu século e meio de presença em Portugal.

Por me sentir um filho do Pe. Jean Gailhac e das Irmãs, a quem devo parte tão substancial da formação da minha identidade humana e cristã, não resisti a enviar este e-mail, manifestando a minha alegria e associação orante às Irmãs, pelo bem do Instituto, da sua missão evangelizadora e educativa e de todos quantos beneficiam do tesouro que dele recebem no nosso País.

 A pouco mais de um ano de ser ordenado diácono, se Deus quiser, e de assim entregar a minha vida a Cristo, aproveito a oportunidade para pedir que rezem por mim e pela minha vocação, para que nada mais queira senão conhecer e amar a Deus, para O tornar conhecido e amado e levar a abundância da Sua vida a todos – e, assim, ser um filho fiel do venerável Fundador e da herança que recebi das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.


Lourenço Lino, antigo aluno do Colégio do Sagrado Coração de Maria, Lisboa.

Estamos em comunhão com toda a Área de Portugal nessa caminhada de grande festa e celebração. Nós abrimos o site e começamos a acompanhar a programação com carinho e dedicação. As noviças gostaram do desafio de ‘arriscar em direções não habituais, em tempo de desafios novos’. Deus nos ajude a corresponder em fidelidade.

Contem com as nossas orações!


Rosemary Mwagarezano, rscm – Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil

Acabo de entrar em contato com a riqueza do material dos 150 ANOS DA PRESENÇA RSCM EM PORTUGAL!

Que alegria, fazer esta MEMÓRIA HISTÓRICA do nosso caminhar SCM… a partir do ímpeto de Gailhac, St.Jean e nossas primeiras irmãs!

Parabéns, Província Portuguesa – agora ÁREA PORTUGAL – pela inspiração e arte, ao partilhar conosco esta RAZÃO DE VIVER… de celebrar… de agradecer… PARA CONTINUAR!!!

Que as celebrações deste ANO SESQUICENTENÁRIO acorde em todas nós o DESEJO DE TORNAR JESUS CONHECIDO E AMADO – PARA QUE TODOS TENHAM VIDA!

Com muita afeição, meu abraço amigo.


Rosinha Pereira, rscm – Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil

I am delighted to receive your email and am profoundly grateful you have shared with me plans for celebrating the Jubilee Year of the RSCM Institute in Portugal.  I am happy to know what will be happening, and I will be walking with all of you each step of the journey.

 United in thought and prayer and sending love.


Patricia Connor, rshm – antiga Superiora Geral do IRSCM

Many thanks for your invitation to join you on this jubilee journey. The idea is so creative and I am sure the journey will develop with imagination and even more creativity. and will capture the reality of the presence of our God in the history of the Portuguese Province. I will be very happy to participate in the journey.

Congratulations and thank you again.


Catherine Dolan, rscm – antiga Superiora Geral do IRSCM

Querida Irmã  Teresa e todas Irmãs da Área Portugal

Neste dia em que abrem solenemente o vosso ano jubilar , em meu nome pessoal e da Área de Moçambique dizer que estaremos muito unidas nessa caminhada do ano jubilar com as nossas orações. Esta manhã tivemos a vossa intenção particular.

Que Deus vos renovem no seu amor para que todos tenham vida e vida em abundância.

Deus é Pai e Mãe que vos conduz nessa caminhada espiritual.

Um abraço afetuoso.


Isabel Cipriano Primeiro, rscm – Coordenadora da Área de Moçambique

Agradeço, Teresa, a comunicação sobre o ano jubilar em Portugal. Parece-me que a programação vai ser muito boa, despertando a curiosidade que motiva ao interesse concreto. Que Deus abençoe e o Coração de Maria faça caminho com a Área Portugal nestas celebrações que vão gerar muita vida.

Meu grande abraço e votos de boa semana.


Terezinha Cecchin, rscm – Provincial da Província Brasileira do IRSCM

Thank you, Teresa, and warm congratulations on such a wonderful programme!  I will share it with the sisters in our Area so that we can be in communion with you.

 Love and God bless,


Ursula Canavan, rscm – Provincial da Província Europeia do Norte

What a wonderful, creative program you are proposing.  I am happy to join you in prayer and celebration and I will share your letter with our sisters.

Love,


Catherine Patten, rscm – Provincial da Província da América de Leste

Acabo de vir da Cripta de dar graças pelo primeiro grupo que daqui partiu !

De tarde continuarei a minha peregrinação caminhando até à gare acompanhando

o entusiasmo e os receios que estas mulheres levaram nelas, na certeza que o zelo e a fé as iriam guiar !

A certeza da minha união e oração por todas as irmãs da Provincia e a Eucaristia por todas as nossas irmãs que jà faleceram mas foram testemunhas desta ousadia de sempre querer amar e fazer amar !!!!

Um abraço de acção de graças


Cláudia Pacheco, rshm – Béziers, França

Dear Teresa,

Congratulations on beginning your 150th Jubilee.  I loved your opening message and prayer for today

It is a very impressive programme,  may it bear abundant fruit for God’s glory. 

Lelia O’Shea, rshm

Congratulations to all the Sisters, friends and colleagues on this marvellous year of Jubilee you are celebrating.

It is indeed a time for giving thanks to God for all the marvels he has done over these years, for the Church and the world through our Sisters in Portugal.

We look forward to tuning into to some of your celebrations on line as the year goes on. It is good that yu can share them so widely!

Barbara Bailey, rshm – Liverpool