ATUAR

Atuar ganha um novo significado na espiritualidade do IRSCM

O espírito de fé e zelo, confiado ao IRSCM, manifesta-se num amor ativo ao povo de Deus, que impele a atuar para dar resposta às necessidades.

O seguimento de Cristo e a transformação pessoal n’Ele traduz-se na colaboração e atuação com Cristo na transformação do mundo e suas realidades.

Assim, atuar é mais do que “fazer”. Supõe discernimento e consonância com o Espírito, a fim de tomar parte da Sua ação criadora, em corresponsabilidade pelo presente e futuro da Família Humana e sustentabilidade do Planeta.

Em atenção aos sinais dos tempos, conscientes do nosso mundo interdependente e profundamente dividido pela desigualdade e exclusão, o IRSCM tem vindo a intensificar a atuação na transformação de estruturas injustas, em parcerias com outros, envolvendo colaboradores e preparando as gerações mais jovens para um papel pró-ativo, enquanto agentes promotores de mudança, desenvolvendo o compromisso efetivo a favor dos mais vulneráveis, numa atuação conjunta para tornar o mundo um lugar melhor.

Evocamos, neste contexto, o testemunho de jovens das obras do IRSCM, voluntários em projetos diversos.

Celebramos e agradecemos o nosso compromisso em atuar, colaborando com Deus e uns com os outros, para que todos tenham um lugar na nossa Casa Comum, para que todos tenham Vida, Vida em abundância.