Encontro Vocacional RSCM

Coimbra, 9 a 11 de abril de 2021

Em Ano Jubilar, em pleno Tempo Pascal e com o Dinamismo da Palavra “AVANÇAR”, fomos impulsionadas a deixarmo-nos desafiar pelas jovens que responderam ‘Sim’ ao convite: ACEITAS? Foram quatro, essas jovens que arriscaram aceitar participar no Encontro Vocacional RSCM que se realizou de 9 a 11 de abril no Lar Universitário do SCM, em Coimbra.

Desejámos um Encontro que, apesar de ter um fio condutor, se abrisse aos imprevistos, ao que as quatro jovens nos fossem oferecendo, e à informalidade dos tempos “normais” do quotidiano… A Comunidade RSCM de Coimbra, que acolheu tão bem cada uma de nós, também se abriu a esta informalidade e flexibilidade, por exemplo, em relação aos tempos de refeição que se prolongavam com longas conversas à mesa… Até tivemos um pequeno momento de Yoga, orientado pela Inês, ao iniciarmos a manhã de domingo… E, apesar da trovoada e da chuva, foi possível dar um salto ao jardim da Residência e ao Penedo da Saudade…

O texto do Evangelho que relata o Encontro do Ressuscitado com Maria Madalena – João 20, 1-2. 11-18 – foi aprofundado ao longo deste Encontro Vocacional.

À primeira interpelação – A Quem procuras? – seguiram-se outras:

O que é, para mim, VOCAÇÃO?


Quem sou? Que traços de Deus vejo em Mim?
Que marca quero deixar ao longo da vida? Que imagem sou de Deus?
Estou disposta a “perder” o quê… para “ganhar” o quê?…

Foi bom testemunhar a seriedade com que cada uma das participantes foi rezando, refletindo, partilhando… Estamos certas de que Jesus Ressuscitado lhes falou ao coração, pronunciando o seu NOME… DESAFIANDO a viver na FÉ… ENVIANDO EM MISSÃO…

Escutemos a sua partilha:

Durante as últimas semanas de Março, cada uma de nós recebeu o convite para participar neste encontro. Não tínhamos muitas pistas sobre o que ia acontecer ou com quem nos íamos encontrar, mas aceitamos o desafio (tal como estava escrito no convite), cada uma com as suas perspetivas, expectativas e dúvidas. 

Ao fim da tarde de sexta-feira, o grupo estava formado. Éramos sete, muito diversas entre nós: 4 jovens e 3 irmãs, cada uma com o seu percurso e ponto de encontro em Coimbra. Aparentemente, o grupo era pequeno mas rapidamente se uniu e o espírito de partilha, verdade e cooperação formou uma comunidade grande. 

Aos poucos, o plano para este encontro foi sendo desvendado. Entre momentos de reflexão e oração, noite de cinema e muitas partilhas, fomo-nos dando umas às outras, encontramo-nos a nós próprias e com Deus. Afinal, Ele esteve sempre aqui e está sempre connosco.

                                                                          Elaborado por: Elaine, Inês, Maria, Marta

Damos graças a Deus que nos impeliu a AVANÇAR! Agradecemos, também, ter inspirado a Elaine, a Inês, a Maria e a Marta a arriscarem aceitar o convite para participar no Encontro!

No início da Semana de Oração pelas Vocações Consagradas, rezemos por intercessão do nosso fundador, Venerável Jean Gailhac, para que suscite no coração das/os jovens o entusiasmo para ACEITAR o convite a SEGUIR JESUS CRISTO, a ser IMAGEM de JESUS CRISTO:

Sede, pois, IMAGENS de JESUS CRISTO…

Procurai viver na presença de Deus:

uma vida em Deus, de Deus e para Deus – uma vida de amor.

Procurai viver com alegria e tudo se tornará leve.

A vossa missão é justamente colaborar na Redenção e tornar Deus conhecido e amado.

Venerável Pe. Jean Gailhac

Maria das Dores Martins, Conceição Pereira, Isabel Grangeon Religiosas do SCM