Transformar – Dar nova forma, tornar diferente
A transformação em cada um de nós, dá-se sempre por bondade e misericórdia de Deus, mediante a abertura do nosso coração à Sua disposição. Mas esta transformação é dinâmica, não fica feita de uma vez, é preciso alimentá-la a cada momento da nossa vida para que cresça e transborde.
Permitiu o Senhor que esta pandemia nos tocasse e nos levasse à mudança e transformação dos nossos esquemas pré-definidos.
Ao nível da oração e celebração da fé, relações humanas, trabalho e Família, toda a vivência espiritual e humana foi transformada
Ao nível das celebrações da fé, estávamos habituados a grande multidões e Igrejas superlotadas; hoje celebramos com pequenos grupos ou perante espaços desertos.

Concretamente nesta Paróquia – Cabeço de Vide – a grande festa da Senhora das Candeias, padroeira deste povo, reduziu-se aos dois Párocos e à nossa comunidade – as quatro Irmãs que colaboram na animação litúrgica e serviço de leitores. No fim da Eucaristia, a imagem de Nossa Senhora percorreu as ruas desertas da população.

Todos os nossos hábitos sofreram transformação e nós, pela força da circunstância, temos que nos deixar transformar e agarrarmo-nos ao essencial, para nos adaptarmos a esta nova realidade criando novas forma de tornar Deus conhecido e amado,
Quando acolhemos Deus em nós e nos deixamos transformar por Ele, não podemos ficar acomodados, no nosso cantinho de conforto, com o nosso Deus; temos que ficar atentos para que esta transformação não desvaneça e nos instale. Este dinamismo, deve motivar-nos sair de nós mesmos, para levar O Autor da transformação a todos os nossos irmãos sobretudo àqueles que estão mais perto de nós. Como? Através de um telefonema, de uma palavra amiga, de um gesto carinhoso, um olhar de ternura, testemunho de uma vida simples e coerente, entre aquilo que professamos e vivemos.
Maria, Mulher de fé e simplicidade, depois do seu encontro com o Anjo Gabriel, toda a sua vida se transformou. Poderia ficar comodamente sentada no sofá, com o seu Senhor, mas não.
Maria, pôs-se imediatamente a caminho, ao encontro de alguém que precisava da sua ajuda; e João exultou de alegria no seio de sua mãe, quando Maria saudou e se aproximou de sua prima Isabel.
Pedimos ao Senhor a graça de que o nosso coração se abra à Sua Palavra transformadora e nunca nos deixemos instalar no comodismo, para que outros possam transformar-se e ter mais vida.
