AGRADECER

agradecer
(latim transformo, -are)

verbo transitivo
1. Dar agradecimentos por; retribuir com agradecimentos.

verbo intransitivo
2. Exprimir agradecimentos.

“transformar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/transformar 
[consultado em 03-03-2021].

Agradecer ganha um novo significado em Deus.

O dom da gratidão genuína brota do coração humilde, numa atitude de absoluta consciência de que toda a existência é dádiva de Deus. Ter este entendimento dá a cada um/a de nós a capacidade de ver a vida como uma graça, um dom, e não como algo que nos é devido ou como uma mera retribuição, colocando-nos numa perspetiva de seres amados.

Na verdade, a experiência da gratidão verdadeira é fecunda, porque nos impele a viver plenamente uma existência nova, transformada, e a assumir uma outra atitude perante os outros.

Do agradecimento nasce uma sensação de satisfação interior, de disponibilidade para dar novas respostas perante os desafios e de uma sensibilidade mais viva para perceber o que a vida nos reserva.

Desta experiência emana também a generosidade como atitude revigorante enquanto seres agraciados e amados por Deus.

A Eucaristia é a maior ação de graças ao Pai pela entrega plena de Cristo, seu Filho. Ao celebrarmos a Eucaristia – momento, por excelência, que concretiza, em todas as suas dimensões, a nossa gratidão a Deus – renovamos em nós um coração grato e solidário para com todos os que nos rodeiam.