Ecos de Cabeço de Vide

Em Cabeço de Vide somos uma comunidade constituída por quatro Irmãs, três de nós estamos de novo, a viver neste contexto desde o dia um de setembro de 2020. Oriundas dos quatro pontos do país: Norte, Sul, Centro e alto Alentejo, uma comunidade nova, ainda a criar raízes nesta terra.

Nesta primeira fase, dedicamo-nos a conhecer o povo e a realidade, com gestos e passos de aproximação e relação personalizada. Devido à pandemia, pouco pudemos fazer, mas, porque estamos em tempo e dinamismo de arriscar, vamos fazendo o que podemos com esperança e alegria: desde a preparação do altar para a celebração da Eucaristia à animação litúrgica, preparação dos salmistas, apoio à Família Alargada e acompanhamento dos catequistas.

Embora cada uma de nós tenha a sua área específica de serviço apostólico, todas procuramos estar atentas a todas as oportunidades para anunciar Jesus Cristo e ir arriscando, apesar das restrições; lançamos redes neste mar desconhecido ainda, e não nos podemos lamentar porque o pouco que fizemos, foi bem-sucedido.

À semelhança dos peixes atraídos pela rede, também aqui foram aparecendo sinais de pesca, nas águas do ano jubilar. A Família Alargada escolheu fazer um barco colocando nele uma mensagem do nosso Fundador para alertar … não vá haver quem adormeça ou se esqueça do ardor missionário neste tempo de pandemia.

Enviaram um barquinho a cada elemento do grupo, com muita dedicação, para que na ausência do encontro se sentissem em comunhão.

Seguindo outras pistas e usando novas tecnologias, o Site do Ano Jubilar entrou na casa de todas as catequistas, através do qual nos podem acompanhar. E para nos dar a mão, até o nosso pároco, o Padre Rui, depois do seu sermão, fez sair a notícia no jornal de Alter do Chão.

Que Deus nos abençoe, não tanto naquilo que dizemos ou fazemos, mas sim, naquilo que vivemos, para que demos sempre testemunho do Seu Reino de Amor, onde quer que estejamos, para que todos tenham Vida!

As Irmãs da Comunidade:
Mercês, Esperança, Elvira e Rosa