ESCUTAR

escutar
(latim ausculto, -are)

verbo transitivo e verbo intransitivo

1. Prestar o ouvido a; ouvir com atenção.
2. Tornar-se atento para ouvir. = ATENTAR
3. Ouvir secretamente. = ESPIAR

verbo transitivo

4. [Informal] [Medicina] Aplicar o ouvido ou o estetoscópio para inspeccionar o funcionamento dos órgãos pelos ruídos produzidos; proceder à auscultação de. = AUSCULTAR
5. Dar atenção ou crédito a (ex.: sempre escutou os conselhos da avó). = DAR OUVIDOS
6. Deixar-se guiar por algo.

“escutar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/cuidar [consultado em 23-12-2020].

ESCUTAR
Escutar ganha um novo significado em Deus.

Escutar não significa apenas ouvir com os ouvidos, mas manifesta, sobretudo, uma atitude dinâmica e uma vontade genuína de acolher interiormente e transformar aquilo que se ouviu em compromisso de vida, movido(a)s por uma disponibilidade para acolher os apelos e desafios de Deus e a comprometer-se com eles.

Escutar pressupõe, assim, aprender a abrir o coração e deixar que seja através deste que se realize uma escuta profunda, para que se possa assumir uma atitude de adesãototal e comprometida a Cristo. Supõe, por isso, um trabalho pessoal de busca incessante da verdade.

Aqueles que escutam são convidados a abraçar o desafio profético e ser um sinal vivo de Deus no mundo, a voz de Deus na humanidade, na vida e na história.